O que é aptidão física

Em 1971 nos Estados Unidos, a aptidão fisica, foi definida como:

“A capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vitalidade, sem fadiga excessiva e com energia para realizar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas.”

Clark (1980) adicionou:

“Então a aptidão física é a capacidade de durar, de continuar, de resistir ao stress, de persistir em circunstâncias difíceis onde uma pessoa destreinada desistiria.

A aptidão física é o oposto de estar cansado com os esforços do dia-á-dia, de falta de energia para realizar as actividades da vida com entusiasmo, tornando-se exausto em esforços físicos exigentes e inesperados…

É uma qualidade positiva, estendendo de uma escala da morte até uma vida abundante.”

Mais recentemente, Nieman (1986), sugeriu a seguinte definição de aptidão física:

“Aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas, realizar as tarefas diárias, as ocupações activas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, mas também ajudar a evitar doenças hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver.”

Pate (1988), outro investigador do assunto, concordou com a definição de Nieman, caracterizando uma tendência, ao dizer que a aptidão física era um:

“…estado caracterizado por uma capacidade de executar actividades diárias com vigor e demonstração de traços e capacidades associadas com o baixo risco de desenvolvimento prematuro das doenças hipocinéticas.”

Todas essas definições oferecidas parecem prudentes e claras, no entanto, coisas como vigor, prontidão, fadiga, alegria, apreciação, não são fáceis de ser medidas. Para esclarecer o significado de aptidão física é importante identificar os componentes que podem ser definidos, medidos e desenvolvidos um separadamente dos outros.

Embora no passado havia um certo desentendimento e confusão em relação aos componentes da aptidão física, hoje em dia já existe um consenso. As componentes mais comuns, foram colocados em dois grupos: um, relacionado à saúde e outro, relacionado às habilidades desportivas.

COMPONENTES DA APTIDÃO FISICA

 

 

Saúde

Habilidades Desportivas

Resistência cardio-respiratória

Agilidade

Composição corporal

Equilíbrio

Flexibilidade

Velocidade

Força e resistência muscular localizada

Potência tempo de reacção coordenação

A aptidão Física Relacionada às Habilidades desportivas compreende vários componentes necessários para a prática e o sucesso em vários desportos. Certamente para jogar basquetebol, um(a) jovem precisará de velocidade, potência muscular, agilidade. Porém, essas componentes não são necessários para a vida adulta, onde a prática de qualquer desporto ou actividade física tem como objetivo principal a saúde funcional.

Por outro lado, a Aptidão Física Relacionada à Saúde engloba componentes que afectam a qualidade da saúde (vida).

DOENTE => aptidão física => SAÚDE ÓPTIMA

A Aptidão Física Relacionada à Saúde mede a qualidade da saúde que pode ser representada pela relação entre o “estado de equilibrío”, de um lado, nenhuma possibilidade de fazer qualquer actividade, e de outro, ele estaria com uma saúde óptima, com grande capacidade funcional, em todos os aspectos da vida. Nós oscilamos dentro dessa relação.

About these ads

6 Respostas to “O que é aptidão física”

  1. o que é mesmo aptidao fizica rosomidamente ?

  2. eu nao presebo o que é aptidao fisica o que eu estou a ler e coisas muito antigas em 2012 nao tem nada a dizer da aptidao fisica …?

  3. aptidao fisica e tudo akilo k nos praticamos dia apos dia

  4. aptidao fisica resumindo: e a capacidade d realizr as actvidads quotidianos com tranquilidade e menor xforxo.

  5. Aptidão física no caso, seria uma pessoa que consegue fazer suas atividades diárias, desde o trabalho na área profissional, do lazer e ainda esta pronto para qualquer coisa inesperada em sua vida. Como por exemplo uma pessoa que trabalha, tem filhos para cuidar e ainda acontece algo inesperado no emprego, por exemplo, que tem que fazer trabalhos extras sem se sentir com um forte cansaço.

    Alguém que esta pronto pro que der e vier e não reclama. sente prazer em sentir a adrenalina.

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: